A Alpargatas possui liderança no setor de calçados na América Latina sendo proprietária de marcas como Havaianas e Osklen, entre outras. Ainda possui as licenças da Topper, Mizuno, Osklen e Meggashop Outlet. Detém fábricas no Brasil e na Argentina e ainda possui operações nos Estados Unidos e na Europa e exporta Havaianas para mais de 100 países. Com o intuito de gerar mais valor ao seu negócio, a Alpargatas possui presença significativa no varejo, com mais de 600 lojas no mundo, a maioria da marca Havaianas, além de 150 mil pontos de vendas no Brasil e 10 mil no exterior.
A receita da companhia é dividida nos seguintes segmentos:
Operações Nacionais – Retrata o desempenho dos negócios no Brasil que abrangem a fabricação e comercialização de sandálias e calçados esportivos.
Operações Internacionais – Reportam o desempenho das Havaianas Internacional assim como das exportações diretas. Esse segmento engloba a fabricação e comercialização de calçados e a venda de sandálias.
Ressaltamos como pontos positivos da empresa: i) Portfólio de marcas variadas que são conhecidas e tem grande receptividade por parte dos consumidores; ii) Atuação diversificada geograficamente já que exporta para vários países ;iii) Situação financeira confortável; iv) Implantação de iniciativas que ajudarão na melhor gestão dos gastos e despesas; v) Investimentos na área digital que ajudará a manter sua relevância no setor.
Em relação aos riscos (pontos negativos), relacionamos os seguintes: i) A atual crise da pandemia do coronavírus tende a comprometer o desempenho operacional no curto prazo; ii) Setor de calçados possui elevada concorrência e baixa barreira de entrada ; iii) Alta exposição da borracha sua principal matéria-prima, cujo o dólar influencia no custo. iv) Ambiente de inflação em alta e retração da economia compromete a demanda de produtos supérfluos o que pode pressionar as vendas da companhia.
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Analista Responsável: Caio R. Lyra Farme d’Amoed - CNPI