A Grazziotin atua no comércio varejista, nos ramos de vestuário e utilidades domésticas, com lojas localizadas nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A operação de varejo da companhia é composta pelas redes Grazziotin, Por Menos, Tottal, e Franco Giorgi. Além dessas, as empresas Centro Shopping, Grato Agropecuária, Grazziotin Financiadora, e Floresta Grazziotin também fazem parte do controle do grupo.
Rede Grazziotin – Essa unidade de negócio se caracteriza por ser uma loja voltada para o vestuário, decoração para casa, e auto-serviço com volume de produtos de preços baixos, e crediário facilitado na qual visa a busca constante de novos clientes procurando assim satisfazê-los e com isso fidelizá-los.
Tottal – Essa unidade de negócio busca se destacar em comercializar produtos de utilidades para o lar, nos setores de bazar e cama, mesa e banho, com direcionamento para que tais produtos tenham qualidade e preços competitivos.
Pormenos – Segmento voltado para o varejo popular pelo qual tem como principal alvo, as mulheres que compram para toda família. Comercializa uma variedade de produtos, com estes atuando nos segmentos de linha íntima, confecções, calçados, cama, mesa e banho.
Franco Giorgi – Unidade de negócio que visa comercializar produtos da moda marsculina pelos quais procura garantir qualidade, conforto, estilo e tendência.
Ressaltamos como pontos positivos da empresa: i) Localização em cidades pequenas em sua maioria, o que leva a companhia a não concorrer com as grandes varejistas ii) Gestão altamente profissional e comprometida, o que tem levado a empresa a obter bons resultados mesmo em épocas de crise econômica ; iii) Sólida situação financeira ; iv) Múltiplos da empresa tem razoável desconto em relação aos pares do setor; v) Suas lojas possuem localização próximas aos seus centros de distribuição, fazendo com que o custo logístico seja reduzido e com isso suas margens sejam favorecidas.
Em relação aos pontos negativos/riscos, relacionamos os seguintes: i) Empresa atua em área bastante delimitada, somente na região Sul, fazendo assim com que suas operações tenham o risco aumentado, já que em caso de uma crise econômica na sua área de atuação, esta não poderá ser compensada com a atuação em outras regiões ; ii) Boa parte das ações da empresa estão nas mãos da família Grazziotin ou de fundos de investimento, o que reduz consideravelmente a liquidez em bolsa ;iii) Consideramos em nossa análise que a varejista terá uma política mais agressiva de investimento com a retomada da economia, o que pode levar a empresa a financiar tais investimentos com recursos próprios e com isso haja uma queda em sua lucratividade, pois nesse caso as aplicações financeiras que colaboraram de forma decisiva com a boa performance do lucro nos últimos anos da empresa teria que ser sacrificada
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Analista Responsável: Caio R. Lyra Farme d’Amoed - CNPI